Uma luminária maravilhosa para você fazer e o passo a passo cedido gentilmente pela Usha Velasco do Ateliê do Lixo(Brasília)
Então vamos lá, aqui está somente o passo a passo da Luminária!!
Você vai precisar de: uma embalagem de amaciante ou desinfetante; 44 rosas de filtro de café; 2m de fio; um soquete como o da foto; um pino macho; um interruptor; dois parafusos pequenos com porca, para fixar o soquete; pistola de cola quente.
Para a base, use uma embalagem de desinfetante branca (translúcida), redonda ou oval. Não servem as quadradas nem as que têm ranhuras na parte de baixo.
Corte a embalagem de desinfetante acima da marca que separa a parte de baixo.
Corte novamente bem junto à marca, com cuidado para dar um bom acabamento. É o acabamento que define um produto bem feito!
Vire a peça de cabeça para baixo, coloque o soquete no meio e marque o lugar dos dois parafusos. Em seguida faça dois pequenos furos nos lugares marcados. Eu usei um estilete fino para fazer os furinhos. Um prego quente também serve.
Faça também um furo a 1,5cm da base da luminária, de tamanho suficiente para passar o fio.
Antes de passar o fio, ligue-o ao soquete e parafuse o soquete na base. Passe o fio para fora e instale o interruptor e o pino macho..
Se você nunca mexeu com isso, peça ao balconista da loja de material elétrico para explicar como se faz. É muito fácil! Mulheres, coragem: não é preciso ter um cromossomo Y para conseguir.
Coloque uma boa quantidade de cola quente a cerca de 1 cm do fio. Fixe a rosa imediatamente, antes que a cola esfrie. Ela deve passar um pouquinho da linha da base.
Marque (mentalmente) o local da rosa de cima, alinhado à rosa de baixo.
Fixe a rosa de cima. Ela deve passar um pouquinho do topo.
Não faça marcas com caneta, senão elas aparecem do lado de dentro e a peça fica mal acabada.
Depois de fixadas as duas primeiras rosas, fica fácil ver o local das outras duas. Cada fileira vertical tem quatro rosas. Elas devem ficar bem juntinhas.
Depois de completada a primeira fileira, complete as outras fileiras verticais, agora começando sempre do topo. Cuide para que as rosas fiquem bem alinhadas, principalmente as de cima.
Vá completando as fileiras, sempre com as flores bem juntinhas. Quando passar do meio, verifique o espaço que sobra, para ter certeza de que elas não estão nem folgadas nem apertadas demais.
Enquanto vai colando, vá retirando aqueles fios de cola quente (sim, são muito chatinhos...). Os resíduos de cola ficam brilhantes e não combinam nada com a peça.
Pronto! É rápido e fácil! Demorado é fazer as rosinhas, rssss...
I M P O R T A N T E: USE APENAS LÂMPADA FRIA!
Coloque um aviso no fundo da luminária, na parte de dentro, para não esquecer desse detalhe –especialmente se for vender ou presentear a peça.
Fotos por Usha Velasco: Ateliê do Lixo