Cores nas paredes e curiosidades

Finalmente me mudei, que alegria!!! e agora começa o processo de decoração e mil ideias na cabeça para o apto, nas minhas pesquisas tenho encontrado muita coisa legal e vou dividir com voces, vamo lá:
Ja de cara amei essa cozinha, porque amo verde e branco, mas dessa vez estou querendo algo diferente, que ainda não processei, rs..mas.. ó dúvida..esse verde ta tão Lindo!!!
Verde
Curiosidades: Verde é muito usado nos hospitais com base na crença de que esta cor ajuda o processo de recuperação da saúde. Para os muçulmanos, o verde é sagrado e simboliza a imortalidade. Aplicada nos ambientes, enseja tranqüilidade, mas de forma ativa. Também provoca sensação de frescor e limpeza. Pode ser explorado em salas, cozinhas e banheiros.
O verde é a cor mais tranqüila e sedativa de todas. É a cor da calma indiferente: não transmite alegria, tristeza ou paixão. Seu nome deriva do latim "viridis" (que tem seiva).







Azul
Culturas asiáticas acreditam que vestir ou carregar algo azul afasta o mau olhado. Diferente do verde, nos ambientes a cor azul provoca uma tranqüilidade passiva. É um tom altamente calmante. Leva a uma introspecção profunda sendo ideal para ambientes onde as pessoas pretendem relaxar como quartos, salas de relaxamento e clínicas.A cor azul é o símbolo da profundidade. Imaterial e fria, suscita uma predisposição favorável. A sensação de placidez que provoca o azul é distinta da calma ou repouso terrestres, próprios do verde.
Seu nome é de origem incerta, porém parece que procede do sânscrito "rajavarta" (cacheado do rei).
Esta cor se associa ao céu, ao mar e ao ar. O azul claro pode sugerir otimismo. Se for muito pálido pode inspirar frescor e até frio. Intermediário, dá a sensação de elegância. Se for escuro dá a sensação de espiritualidade, de seriedade, de responsabilidade. É utilizado amplamente como cor corporativa, pela seriedade e confiança que inspira.
Combina muito bem com seu complementar, o laranja, e com as variações deste.
É uma cor que diminui o apetite, segundo os teóricos, talvez porque não há nenhum alimento azul na natureza, por isso não é aconselhável seu uso para um restaurante.
Púrpura
Tom especialmente sagrado para as culturas romanas e egípcias nas figuras de Júpiter e Osíris. Associa-se às dimensões sagradas, justiça, diligência, nobreza de espírito, pensamento religioso, idade avançada e inspiração.
Na China o violeta simboliza a morte e é a cor das viúvas. Suas várias matizes representam sofisticação e denotam espiritualidade. É uma cor preciosa, luxuosa e que pode ser usada, sem restrições, tanto em quartos como em salas.








                                                                                                Amarelo
 A amarelo-ouro é o símbolo do Sol, significando o poder e a bondade de Deus, a auréola dos santos é dourada para mostrar a luz da vida eterna. Nos ambientes, o amarelo proporciona concentração, atenção.
Associa-se sempre o amarelo à intelectualidade e ao pensamento claro e há psicólogos que dizem que esta cor ajuda as pessoas a memorizarem dados. É excelente para ambientes onde serão desenvolvidas atividades intelectuais, como salas de estudo e escritórios.
Seu nome procede do latim "amàrus" (amargo). Se for muito brilhante pode indicar perigo, e se for muito suave pode sugerir delicadeza. Um ambiente amarelo médio ou pálido faz as pessoas se sentirem cômodas, quentes.
É uma cor que combina bem com o vermelho, roxo, verdes e alaranjados, podendo se obter com elas boas paletas para uma composição.
                                                                             Rosa 
representa o amor e os sentimentos puros, alegria, felicidade e romance. A cor rosa é uma espécie de púrpura pálida, e sugere calma e tranqüilidade. Associado ao sexo feminino em nossa cultura, pode chegar a ser interpretado como debilidade em certos ambientes. Seu nome vem do latim "rosa".
É uma cor de uso complicado. Têm maus degradês e capta muito a atenção do espectador, por isso fica indicado na web para zonas de pequena superfície ou elementos pontuais. Se for apagado pode-se usar com menos medo de errar.

Nenhum comentário: