Aprenda envelhecer madeira

Todo mundo já ganhou um porta-retrato de presente, e nem sempre ele é bonito. Para você que ganhou um de madeira sem graça e guardou sem saber o que fazer com ele, confira essa dica!
Encha um pote de vidro com vinagre e coloque um pedaço de palha de aço do tamanho de um punho dentro dele. Deixe descansar por no mínimo um dia, ou por até 5 dias para uma solução mais escura. Agite bem e deixe descansar durante a noite.A palha de aço colocada no vinagre vai, eventualmente, dissolver. Essa mistura se torna um stain envelhecedor.

Aplique a solução de vinagre e palha de aço. Use um pincel para dar à madeira uma cobertura uniforme ou passe as palhas de aço sobre as tábuas – lembre-se de proteger suas mão com luvas para que nenhuma farpa de madeira ou de metal as machuque. O resultado final (mais escuro ou mais claro), vai depender da força empregada e da quantidade de vezes que a palha de aço for passada sobre a superfície da madeira. Para finalizar, basta deixar secar.
O único senão é o cheiro:  quando colocamos as palhas de aço de “molho” no vinagre, sente-se um odor super forte e por este motivo recomendo que este procedimento seja feito em um quintal ou em um ambiente bem ventilado.
Detalhe importante de manutenção: isto é uma “tintura” para a madeira. Se formos utilizar algo apoiado sobre ela, vale envernizar ou encerar, para que os objetos apoiados não corram o risco de manchar.
Você verá uma mudança imediata na cor, que vai secar depois de algumas horas. Apenas uma camada é necessária para dar o visual envelhecido, mas pode-se aplicar várias camadas para escurecer a madeira.

2 comentários:

Jaqueline Magri disse...

Bom dia, adorei a ideia, só uma dúvida, o vinagre é qual tipo?

Obrigada!

Vanessa Santos disse...

Bom dia Jaque, eu usei vinagre branco de maçã porque era o que eu tinha, mas serve qualquer vinagre.Se vc fizer mostra pra gente!! Beijo!!!!!