Aprenda envelhecer madeira

Todo mundo já ganhou um porta-retrato de presente, e nem sempre ele é bonito. Para você que ganhou um de madeira sem graça e guardou sem saber o que fazer com ele, confira essa dica!
Encha um pote de vidro com vinagre e coloque um pedaço de palha de aço do tamanho de um punho dentro dele. Deixe descansar por no mínimo um dia, ou por até 5 dias para uma solução mais escura. Agite bem e deixe descansar durante a noite.A palha de aço colocada no vinagre vai, eventualmente, dissolver. Essa mistura se torna um stain envelhecedor.

Aplique a solução de vinagre e palha de aço. Use um pincel para dar à madeira uma cobertura uniforme ou passe as palhas de aço sobre as tábuas – lembre-se de proteger suas mão com luvas para que nenhuma farpa de madeira ou de metal as machuque. O resultado final (mais escuro ou mais claro), vai depender da força empregada e da quantidade de vezes que a palha de aço for passada sobre a superfície da madeira. Para finalizar, basta deixar secar.
O único senão é o cheiro:  quando colocamos as palhas de aço de “molho” no vinagre, sente-se um odor super forte e por este motivo recomendo que este procedimento seja feito em um quintal ou em um ambiente bem ventilado.
Detalhe importante de manutenção: isto é uma “tintura” para a madeira. Se formos utilizar algo apoiado sobre ela, vale envernizar ou encerar, para que os objetos apoiados não corram o risco de manchar.
Você verá uma mudança imediata na cor, que vai secar depois de algumas horas. Apenas uma camada é necessária para dar o visual envelhecido, mas pode-se aplicar várias camadas para escurecer a madeira.

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, adorei a ideia, só uma dúvida, o vinagre é qual tipo?

Obrigada!

Unknown disse...

Bom dia Jaque, eu usei vinagre branco de maçã porque era o que eu tinha, mas serve qualquer vinagre.Se vc fizer mostra pra gente!! Beijo!!!!!

Frequências Maná Maceió disse...

Bom Dia! O efeito é ótimo mesmo. Mas o odor é muito forte.
Sabe como tirar esse odor que fica na peça? Obrigada. 😊

Unknown disse...

Bom dia Frequências Maná Maceió, eu uso em casa um produto "Odorizador de ambiente da Sanol, fragrância "Roupa Lavada".. vende no supermercado, no caso da peça que cheirava mal eu dilui um pouco desse produto com alcool e borrifava sempre na peça, com o tempo o cheiro sumiu, pra mim resolveu.Beijo!!!